JFAN e universidade do Minho colaboram em projeto de investigação

Blog 1

A JFAN tem o orgulho de anunciar um projeto de investigação em conjunto com a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, uma das mais reputadas instituições académicas do país. Dois estudantes do Mestrado em Construções Mecânicas de Engenharia Mecânica estão a desenvolver o seu projeto de dissertação com base na avaliação das propriedades mecânicas e do desempenho estático e dinâmico de perfis de caixilharia da marca Secco Sistemi, em aço galvanizado, aço corten, aço inoxidável e latão.

 

A crescente procura de portas e janelas com linhas minimalistas, desafiando os limites dos sistemas, dificulta a previsão da sua estabilidade estrutural e comportamento mecânico quando sujeitos a fatores ambientais e cargas extremas, especialmente se forem solicitações de longa duração. O principal objetivo deste projeto é criar uma base de dados de reforços internos com geometria adaptável, que otimizem o desempenho mecânico dos sistemas integrados de portas e janelas, consoante o tipo de solicitação a que estão sujeitos.

 

Este trabalho fundamental servirá de apoio no dimensionamento e modelação de portas e janelas de forma a assegurar o seu melhor desempenho, em conformidade com a normalização necessária. Para além de proporcionar aos estudantes a oportunidade de se familiarizarem com o desempenho mecânico de perfis compósitos e complexos, também irá possibilitar o testemunho dos benefícios do seu trabalho na evolução da JFAN.

 

"Trabalhar com a JFAN é uma excelente oportunidade para aplicar na prática os conteúdos teóricos que aprendi durante cinco anos em Engenharia Mecânica".

António Alves, estudante de engenharia

 

"O projecto que estamos a desenvolver com a JFAN é uma ótima combinação de todos os conhecimentos que aprendi nas áreas da Engenharia Mecânica (estudos de impacto, comportamento térmico, análise estrutural, etc.)".

Sofia Alves, estudante de engenharia

 

Gostaríamos de agradecer à Universidade do Minho e aos professores do Departamento de Engenharia Mecânica, João Pedro Mendonça Assunção Silva, Nuno Ricardo Maia Peixinho e Vitor Hugo Pimenta Carneiro, pela colaboração neste projecto.